21.10.15

Afinal a vida académica é mesmo para meninos...

Sou Coimbrinha de gema...daquelas cuja ligação é tão embrionária que nunca tive coragem para sair da cidade, mesmo quando parte dos meus dias profissionais se passam mais a norte...e mesmo quando a cidade, por vezes, tem tão pouco para nos dar em troca...adiante...esta é a semana da Latada, um dos primeiros momentos académicos do ano lectivo que agora começou.

Falávamos lá em casa disto no Domingo...dos bons momentos que vivemos nesta época, de alguns pontos fortes que estes dias tinham em relação à semana da queima das fitas... Com grande espanto, constatámos que o respectivo cortejo tinha sido adiado "por razões de ordem meteorológica, que colocam em risco a segurança do evento e dos seus intervenientes". Basicamente ia chover, como acontece de quando a quando no mês de Outubro, neste tipo de comemorações....Mas então agora os estudantes não se podem molhar? E de repente este torna-se, pela primeira vez, um impedimento de uma festa que cada vez tem menos de académica e se torna de interesse totalmente comercial e descaracterizado. É quase tão bom como a benção das pastas ser após as festividades da semana da queima das fitas...

Este interesse comercial sempre esteve presente pelas comissões organizadoras e pela própria Associação Académica, não nos deixemos enganar, mas ao menos havia um grande esforço em tornar a semana especial...viviam-se experiências únicas nestas comemorações...de repente é apenas um vislumbre do que já foi...de repente muda-se a agenda tradicional de anos e anos...de repente a festa académica que se distinguia a nível nacional pela sua qualidade, ao ponto de virem estudantes de todo o país e Europa visitar-nos nestas épocas, deixou de o ser...de repente tornou-se apenas mais uma festa igual a tantas outras...de repente a vida académica de Coimbra deixou de ser o que realmente era...e é uma pena! 

Ainda assim deixo conselho para as  comissões organizadora: mantenham lá os cortejos nos dias chuvosos (na realidade o consumo de bebidas alcoólicas nestes dias previne o aparecimento de gripes e constipações) e cancelem os dias de calor extremo...porque nesses dias, senhores, é quando a sede aperta! Em termos comerciais ganha o CHUC!

2 comentários:

Guilhim disse...

Em casa da minha mãe, com a minha irmã presente, comentámos as três (todas "estudadas" em Coimbra) exatamente a mesma coisa!! A minha latada (1999) foi molhada e muito molhada!!

Cátia Oliveira disse...

Todos tivemos Latadas e Queimas bem molhadinhas! E não foi por isso que nos divertimos menos...:)